Sobre

A Festa dos Tabuleiros que se realiza na cidade de Tomar é uma das mais bonitas e tradicionais festas de Portugal. A festa decorre normalmente de 4 em 4 anos e tem como origem o culto ao Espírito Santo. Os tabuleiros pesam em média cerca de 20 kg e são sempre da altura das mulheres que os transportam. Estes são constituídos por trinta pães enfiados em cinco ou seis canas que partem de um cesto de vime ou verga e no alto é colocada uma coroa encimada pela Pomba do Espírito Santo ou pela Cruz de Cristo. No cortejo principal da festa estão representadas as dezasseis freguesias do concelho.
A Festa engloba várias cerimónias tradicionais:
– Cortejo das Coroas
– Cortejo dos Rapazes
– Cortejo do Mordomo ou a chegada dos Bois do Espírito Santo
– Abertura das Ruas Populares Ornamentadas
– Cortejos Parciais
– Jogos Populares
– Grande Cortejo ou Cortejo dos Tabuleiros
– Pêza

17 thoughts on “Sobre

    • Hi,
      Thank you for your interest ! It is not certain, but the festivals can be separated by 3 or 4 years, but usually is every 4 year…The last one was in 2007, so the next festival will be in the first week of July in 2011. I will announce in the blog as soon as i know.
      Regards
      Gonçalo

  1. boas

    gostava por motivos pessoais e sentimentais ter o cartaz da festa dos tabuleiros do ano de 1999 . aparecem todos mas 1999 não – será que dá para me enviar um cartaz deste ano ?
    cumprimentos

    pedro correia

    • Boas,
      Este blog é pessoal e não represento nenhuma entidade, como tal não tenho cartazes ou outro tipo de material para distribuição
      Cumprimentos

    • Este blog não é oficial, é apenas um espaço criado por mim para divulgar a festa.
      No entanto posso tentar recolher informação sobre a história da festa e publicar quando tiver tempo

  2. Boas eu gostava de saber qual é o dia mais importante e melhor para ir à festa dos tabuleiros pois um grande grupo de Benavente gostava de ir à festa.????

    • O dia mais importante da festa é sem dúvida o dia do cortejo principal, que será no dia 10 de Julho (Domingo) da parte da tarde.
      Nesse dia a afluência de pessoas é muita e o trânsito é cortado no centro da cidade, no entanto são improvisados parques de estacionamento na periferia da cidade de modo a acolher todos os visitantes.

    • Boa Tarde,
      Ainda é cedo para se saber ao certo a que horas começa cada um dos eventos.
      No entanto tradicionalmente e pela minha experiência:
      O Cortejo principal dos tabuleiros (10 Julho) deverá ter inicio por volta das 15h-16h
      O Cortejo dos Rapazes (3 Julho), Cortejos parciais dos tabuleiros (9 Julho) e Distribuição do Bodo (11 Julho) ocorrem de manhã.
      O Cortejo do Mordomo (8 Julho) ocorre à tarde e a abertura das ruas populares ornamentadas (8 Julho) começa ao fim da tarde
      No entanto assim que souber os horários definitivos irei publicar
      Cumprimentos.

  3. Boa tarde, há a possibilidade de obter uma ou duas fotografias da festa dos tabuleiros para destacar o evento num site de animação turística que contém roteiros que incluem a cidade de Tomar.

    Obrigada

  4. bom dia

    pertenço a uma agencia de viagens e vou com pessoal para a festa dos tabuleiros, preciso de saber se vocês tem parques de estacionamento para autocarros, e se posso reservar o meu lugar.
    Muito obrigada.
    com os meus cumprimentos;

    Rita Castro

    • Habitualmente no dia do cortejo principal os veiculos são impedidos de entrar na zona central da cidade, no entanto serão improvisados parques de estacionamento para automóveis e autocarros, de modo a a colher todos os visitantes. Nesta altura ainda não existe informação sobre a localização dos parques, mas assim que souber irei publicá-los.
      Para mais informações deverá consultar a página oficial da festa: http://www.tabuleiros.org

  5. boa noite, gostava de saber o horário em que começa o desfile dos tabuleiros, é que sou de Lisboa e gostava de ir ver, obrigado

    • Os horários ainda não são conhecidos, no entanto posso dizer que o cortejo dos tabuleiros deverá ter inicio no Domingo, dia 10 de Julho, por volta das 15h-16h horas

  6. Olá , o meu nome é Hélio Nunes , vou participar no cortejo deste ano acompanhando à minha mãe que já participou hà 30 anos atràs ! Vai ser a minha quarta participação … Para todos aqueles que ainda não decidiram se devem vir ou , aconselho que devem vir poís é uma festa única , a população de Tomar , como eu , é extremamente acolhedora , e existem todas as infrastructuras necessárias para os receber nas melhores condições . Até lá

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s