Já só falta um mês para a Festa dos Tabuleiros 2011

Falta um mês para o momento que todos esperamos desde há quatro anos. Há mais de um ano o povo de Tomar afirmou peremptoriamente que queria a Festa dos Tabuleiros em 2011. Elegeu o mordomo, que de imediato começou a trabalhar com toda a sua equipa. Nos bastidores, os últimos meses têm sido intensos. Em escolas, empresas, instituições, juntas de freguesia, na Câmara Municipal e em muitas, muitas casas por esse concelho fora, há milhares de pessoas a trabalhar na confecção de flores de papel, na montagem de tabuleiros, em inúmeros pormenores logísticos que vão fazer da cidade, nos primeiros 11 dias de Julho, um mar de côr.

A Comissão da Festa tem estado a realizar workshops dedicados à confecção de flores de papel e à montagem de tabuleiros. Quem quiser participar ainda pode fazê-lo em relação a este último tema, no dia 11 de Junho das 15 às 18.30 horas, bastando inscrever-se na sede da Comissão (Casa Vieira Guimarães) até à sexta-feira anterior.

Meninas e mulheres já vão treinando como transportar à cabeça o tabuleiro para, as primeiras no cortejo dos rapazes dia 3 de Julho, as segundas no cortejo principal no dia 10, fazerem boa figura perante as centenas de milhares de visitantes que por essa altura vão demandar as margens do Nabão.

A Festa dos Tabuleiros começa no dia 2 de Julho com várias actividades mas será precisamente o cortejo dos rapazes, na manhã de domingo, dia 3, o seu primeiro grande momento, com a participação de crianças do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo.

A 8, sexta-feira, entra-se no fim-de-semana principal, com o cortejo do mordomo ao final da tarde e a abertura das ruas populares ornamentadas à noite. No sábado, 9, há cortejos parciais dos tabuleiros, sendo o cortejo principal na tarde de domingo, dia 10. Para segunda-feira, 11 de Julho, está reservado aquele que é o momento derradeiro da Festa, a distribuição do bodo, seguindo a tradição. Até lá, haverá ainda saídas das coroas do Espírito Santo nos dias 12 (Pentecostes) e no dia 19 de Junho.

Fonte: Boletim Informativo de Tomar – Junho 2011

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s